Pages

RSS

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Doenças do Inverno: Rinite


Vírus,fungos,bactérias ou uma simples molécula de poeira encarada pelo corpo como intrusa entram pelo nariz e grudam na mucosa que reveste a cavidade nasal.

Sintomas
Coceira e irritação no nariz, coriza, espirros e congestão nasal.

O que é?
É a inflamação da mucosa que reveste o nariz. É muito comum que seja deflagrada por uma alergia: o organismo encara moléculas presentes na poeira e no mofo, por exemplo, como inimigos, e não demora a disparar o que se chama de cascata inflamatória. Como não é possível eliminar completamente aqueles elementos que atiçam as defesas do corpo, o nariz torna-se uma região constantemente inflamada. Vírus, bactérias e fungos, além de fatores irritantes não-alérgicos, como odores fortes, também podem desencadear a inflamação.

Tratamento
A rinite alérgica exige paciência. É possível lançar mão de medicamentos antialérgicos, mas manter o ambiente sempre limpo e arejado é essencial para controlar o problema. No caso das bacterianas e das virais, o mais comum é que o quadro evolua, levando a outros tipos de inflamação, como sinusite ou otite. Aí o tratamento será específico para essas manifestações.

Prevenção
Evite locais pouco ventilados, onde há acúmulo de poeira e mofo. O tratamento preventivo com medicamentos deve ser prescrito por um especialista.

0 comentários:

Postar um comentário