Pages

RSS

sábado, 2 de abril de 2011

Os TOP 10 exames de check-up para mulheres



Final e começo de ano é a época mais agitada nas clínicas especializadas em exames laboratoriais e diagnósticos por imagem. É grande o número de pessoas acostumadas a terminar ou iniciar o ano seguinte com a saúde em dia. Se você pertence ao grupo de mulheres que aproveitam o começo do ano para descansar e viajar, e só faz exames quando existe algum problema de saúde aparente, está na hora de mudar.

A médica radiologista Maria Thereza Natel, do Centro de Diagnósticos Brasil, lista abaixo os TOP 10 exames de check-up mais importantes para mulheres de faixas etárias variadas:

Exame Papanicolau

Independentemente do histórico sexual da paciente, o exame deve ser realizado regularmente a partir dos 18 anos para prevenção do câncer cervical. Segundo o Inca, este ano devem surgir mais de 18 mil novos casos da doença. Depois dos 30 anos, a maior frequência de miomas e de outras doenças relacionadas ao útero e aos ovários pode levar o médico ginecologista a solicitar também a ultrassonografia transvaginal.

Exame Mamografia



Trata-se de um exame que deve ser realizado anualmente por mulheres acima dos 40 anos. Se houver indicação clínica, pacientes de alto risco, com histórico de câncer de mama na família, podem começar a realizar exames preventivos mesmo antes dos 35 anos.

Exame de glicemia em jejum

Trata-se de um importante exame de sangue que deve ser realizado com a paciente em jejum de pelo menos oito horas. Ao analisar a taxa de açúcar no sangue é possível diagnosticar portadores de diabetes, doença crônica que é tanto melhor administrada quanto mais precocemente diagnosticada. Mulheres com mais de 45 anos - ou antes, se houver histórico da doença na família, com taxas altas de colesterol e triglicérides, obesas, sedentárias e idosas pertencem ao grupo de risco.

Exame de controle da tireóide

Depois dos 30 anos, as mulheres têm três vezes mais chances de desenvolver distúrbios da tireóide, principalmente o hipotireoidismo. Em alguns casos, a paciente começa a notar certa dificuldade em perder peso, queda acentuada de cabelo, enfraquecimento das unhas e maior sonolência. A doença pode ser diagnosticada por um simples exame de sangue em que são realizadas as dosagens dos hormônios tireoidianos T3, T4 e TSH. Entretanto, quando o médico endocrinologista suspeita da presença de nódulos, poderá sugerir a realização de exames complementares, como ultrassonografia, cintilografia ou mesmo uma biópsia.

Exame de densitometria óssea

Depois dos 50 anos, ou ainda mais cedo dependendo do histórico familiar, é recomendável realizar o exame de densitometria óssea a cada dois anos para se prevenir da osteoporose, que é uma doença silenciosa e ainda assim bastante agressiva para com a terceira idade, quando uma fratura pode comprometer totalmente a qualidade de vida da paciente.

Exame colesterol e triglicerídeos


Principalmente depois dos 40 anos, o exame de sangue para checagem das taxas de colesterol e triglicerídeos devem ser anuais, a fim de contribuir para a prevenção do infarto. Hoje, as doenças do coração fazem 300 mil vítimas ao ano, sendo metade mulheres.

Exame de eletrocardiograma

Para quem não tem histórico familiar, pode começar a fazer parte da bateria de exames anuais a partir dos 50 anos. Dependendo das orientações do médico cardiologista, o eletrocardiograma deverá ser acompanhado dos exames abaixo.

Teste ergométrico

Também chamado de teste de esforço, esse tipo de eletrocardiograma é utilizado como rastreador de alterações do ritmo cardíaco durante o esforço físico, frequentemente associadas à doença arterial coronariana e à angina, uma vez que muitos desses pacientes apresentam resultado normal no eletrocardiograma em repouso.

Ecodopplercardiograma

Trata-se de um exame de ultrassom do coração que permite checar a anatomia do órgão, suas dimensões e a função de inúmeras estruturas cardíacas, assim como o fluxo sanguíneo. Com esse exame é possível diagnosticar alterações relacionadas à hipertensão arterial, coronariopatias (artérias), miocardiopatias (músculo cardíaco) e disfunções nas válvulas do coração, por exemplo.

Autoexame da pele

O câncer de pele não melanoma é o tipo da doença que mais acomete homens e mulheres no Brasil. Somente neste ano, mais de 60 mil mulheres serão diagnosticadas com a doença, embora apenas uma parcela ínfima vá apresentar o tipo mais agressivo. O uso diário de protetor solar e autoexame ainda são os melhores amigos das mulheres, que devem estar sempre atentas à presença de manchas disformes, pintas escuras ou malcheirosas. Em caso de dúvida, é sempre recomendável consultar um dermatologista. É comum os médicos encaminharem material para biópsia, a fim de fazer um diagnóstico o mais preciso possível.

Você cuidou de sua saúde, agora não esqueça de cuidar de sua aparência. Com alguns cuidados básicos você pode manter sua pele jovem e saudável.

Você mulher! Vale a pena investir em você mesma!

Dra. Maria Thereza Natel
Médica radiologista do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB) em São Paulo









"Às vezes, a melhor ajuda que conseguimos obter é um bom e firme empurrão."
(Joann Thomas)

0 comentários:

Postar um comentário